Em princípio, criar, projetar ou até mesmo configurar equipamentos MikroTik , está na visão do projetista de redes.
Algumas pessoas montam um Provedor MikroTik principalmente por utilizar faixas livres, onde tratamos de 900MHz, 2.4 GHZ, 5 GHz e 24 GHz, que é a faixa conhecida como “zona de Wi-Fi“, onde “não” é necessário uma licença da ANATEL para operar.
A maior parte das empresas ou provedores, tratam a frequência de 5 GHz como principal, devido ao problema de interferências. Um Provedor MikroTik em particular, possui benefícios por utilizar protocolos para melhorar e aprimorar os sinais transmitidos ao espectro, porém, a dificuldade de muitos profissionais ainda permanece.
Um dos maiores problemas encontrados pelo projetista ao elaborar, planejar ou montar um Provedor MikroTik, é adequar ou evitar problemas de instabilidade, o que realmente é bem complexo. Mas este grau de dificuldade dependerá do conhecimento de cada projetista, que poderá se adaptar e se aprimorar com o conhecimento correto e específico.
Particularmente, a MikroTik, adota em seus padrão, a tecnologia TDMA, que é um que significa no inglês “Time Division Multiple Access”, e no português quer dizer “Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo. No caso de um Provedor MikroTik, normalmente já se aplica o NV2, onde representa o Nstreme versão 2, onde está incluído o protocolo TDMA.
Rádios e Roteadores para um Provedor MikroTik
A MikroTik, evido as aplicações da tecnologia em seus produtos, é uma das maiores fabricantes de rádios transmissores, e que por sinal, atingiu um nível bem elevado de usuários no mundo todo, possibilitando bandas maiores em canais de Rádio em frequências dentro do padrão Wi-Fi, que envolvem as frequências livres no Brasil, assim, para as empresas que utilizam estas faixas no espectro, podem desfrutar destes recursos e benefícios da tecnologia, mas também, para aqueles que comercializam a internet, os provedores, deverão respeitar as regulamentações da agência nacional de telecomunicações a ANATEL, que através de uma licença conhecida como SCM, requer alguns critérios e normas.
Todos os produtos da linha MikroTik, requerem protocolos, padrões e recursos que operam em conjunto do TDMA, assim como o MIMO, representado pela letra M na maior dos equipamentos, que junto do TDMA poderá oferecer bandas acima de 100 Mbps com equipamentos a um custo baixo.
Provedor MikroTik acessível aos empreendedores.
É possível sim, atingir longas distâncias com equipamentos, mas é preciso bastante cautela e planejamento, pois nesta faixa de frequência, as empresas encontrarão um número bem elevado de canais concorrentes. Assim como utilizar equipamentos das marcas NEC, ERICSSON, ALCATEL, entre outros fabricantes, é preciso ter um bom planejamento, pois o mesmo nível de conhecimento adquirido para um, serve para o outro, diferenciando em funções, recursos e características de software na maioria das vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário